“A única coisa que torna possível a vida é a incerteza permanente e intolerável de não saber o que vem a seguir. “~ Ursula K. Le Guin
Como vocês viram aqui nesse post, fui pedida em casamento no final do ano passado e, desde então, tenho vivido essa, que é uma das surpresas mais bonitas da minha vida.
Muito da minha energia no momento tem sido direcionada para esse momento – e não falo apenas dos preparativos do casamento, que parecem inacabáveis rs. Inclusive tenho dividido tudo pelo meu Instagram stories @emanuellamaria (aproveita e segue lá). – Mas também tenho pensado muito no que significa, de fato, o casamento e qual o trabalho silencioso feito por ele para transformar nossas vidas.
E isso tem gerado várias reflexões:
Casar ou não casar, eis a questão
Ano passado uma grande amiga me perguntou porque eu queria casar com meu namorado, porque afinal já éramos “casados”, pois vivíamos juntos.
Porém, antes de pensar que casamento é uma festa ou uma instituição social, precisamos ver que se trata de uma palavra muito simples e forte: nós. Aceitar se casar é dizer sim não à pessoa com a qual iremos nos unir, mas ao comprometimento de caminhar na mesma direção.
Ao dizer sim, você escolhe olhar para as possibilidades ao invés das impossibilidades
Casamento é sobre não andar mais sozinho e uma das perguntas que envolve a palavrinha mágica “nós” é se vamos ser capazes de nos auxiliar nesta caminhada que é a vida. Iremos nos atrapalhar ou colocar a felicidade do outro na frente da nossa quando for preciso para ajudá-lo no que for preciso?
É claro que ninguém entra em uma relação com o pensamento de dificultar a vida do parceiro, mas quando os problemas vêm, é preciso altruísmo para entender a hora de ceder em favor do parceiro que escolhemos.
Nosso olhar deve tornar-se um lugar comum aos dois, com uma unidade de percepção da realidade capaz de construir caminhos e abrir espaços que irão fazer florescer as duas vidas.
Não é fácil, mas parece a trajetória mais bonita e honesta para a construção de algo sólido. Por isso também é preciso que os dois se perguntem: “por que queremos nos casar?” Muitos responderão automaticamente a isso com a resposta: para ser feliz, oras!
Mas só iremos ser felizes em uma relação se já estivermos felizes antes dela. Só podemos oferecer o que temos sobrando e essa é a melhor configuração do casamento: quando duas pessoas que já se sentem plenas unem-se para fazer o outro feliz.
Você atrai a experiência que está sentindo por dentro.
Há um grande erro que muitas pessoas comentem quando se trata de encontrar o amor. Elas acreditam que um relacionamento irá completá-las. O que eu quero dizer é: Você acha que algo está faltando na sua vida, e outra pessoa vai fazer esse sentimento ir embora.
Você acha que um relacionamento é a chave para você ser feliz. Se você pensa dessa forma (mesmo que apenas um pouco ), eu sinto muito em dizer-lhe que este não é o caso. Pois se você sente que algo está faltando em sua vida, então sua experiência vai lhe trazer a prova de que essa percepção é verdadeira.
Um casamento saudável é a união de duas pessoas felizes e completas. Quando o cenário é esse, o resultado só pode ser uma relação em que o casal caminha na mesma direção para complementar a felicidade do outro, fazendo transbordar o que cada um tem de melhor.
Que seja assim por aqui e por aí. =)
>> Mas então, me conta o que você pensa sobre o casamento e o que achou do post. Me responda deixando um comentário abaixo.
Comente pelo Facebook
6 Comentários
Estou em uma fase bem difícil do meu relacionamento, passando por muitas crises, brigas, mas estou confiante em melhorar, quero fazer a diferença a cada manhã que vejo o sol brilhar e além de ser pela pessoa que eu gosto será por mim mesma, suas palavras me ajudaram muito!
Obrigada por escrever isso Manu, foi um gás para eu me voltar mais para mim, e entender que relacionamentos não são fáceis mas que o amor supera os obstáculos.
chegui agora esto amar obrigada, deixe algumas msg se poder responder obrigada beijinho tamanho do mundo.
Perfeito! Obrigada pelas sábias palavras.
“Não é fácil, mas parece a trajetória mais bonita e honesta para a construção de algo sólido”. Essa é a minha maior impressão do casamento. Mas o texto como um todo é a reflexão de tudo que sinto e senti durante os quase 6 anos de casada que tenho. Eu sempre dizia ao meu marido que quando me apaixonei por ele, e decidimos casar, “estava na minha melhor fase”. Sabe, quando a gente se encontra e não precisa de mais nada para ficar bem consigo? Era justamente essa sensação que eu tinha e, mesmo assim, me permiti sentir e viver tudo que temos vivido até então. Muito especial seu texto. Desejo imensas felicidades! Que a parceria, companheirismo e as realizações continuem a ser o cerne do relacionamento de vocês.
Posso dizer, com certeza, que depois do casamento tenho vivido os melhores anos da minha vida, e se já me sentia inteira, hoje me sinto transbordante.
Apesar de não ser fácil, é muito bom ter (não só alguém, mas) aquela pessoa ao seu lado, aquela parceria. Pra mim, vale muito a pena. Temos dois filhos, sete anos de parceria e 6 anos de casados. Sou muito grata e realizada por isso.
Só essa frase: “Um casamento saudável é a união de duas pessoas felizes e completas” já valeu o post inteiro, na minha opinião. Achei sensacional e concordo totalmente Manu!
Um bj,
Re
Maravilha Re!! 🙂