Há uma semana eu estava em “New Orleans” pela primeira vez. Eu cheguei nessa cidade sem nenhuma ideia do que estava esperando, e voltei pra DC me sentindo completamente inspirada, feliz, querendo mudar pra lá e pelo menos uns 5kg mais pesada.
Pra quem não sabe, “New Orleans” ou Nova Orleans, fica no estado de Luisiana, no Sul dos Estados Unidos. E foi também por lá que passou o furacão Katrina. Lembram? Bem, a cidade foi fundada originalmente por exploradores franceses e é conhecida pelo seu legado multicultural – especialmente influências culturais francesas e afro-americanas, e pela sua música maravilhosa e pela sua culinária.
Sobre New Orleans, duas perspectivas: o que vivi e o que senti.
Viajei com meu namorado para passar uns dias na cidade e aproveitar o festival de Jazz que acontece anualmente entre o final de abril e início de maio (só para completar, ele é de Luisiana, então foi um excelente guia). Alugamos uma casa linda no site Airbnb, que merece até um post a parte, de tão legal que foi a nossa experiência. No total ficamos 6 dias e posso garantir que a experiência mais próxima que senti, foi o carnaval em Olinda. Literalmente é festa 24 horas, muita música boa, animação e quando a gente não estava no festival, em alguma festa paralela, num bar, em um restaurante, a gente ficava batendo perna, fazendo shopping, comendo, andando na rua e coisa e tal. Dormir? Tipo 5 horas por dia.
New Orleans é linda demais, não tem como não gostar. O clima estava maravilhoso, fazendo uma média de 26C, com uma brisa ótima. Super verde, e como fica perto do Golfo do México, tem muitas plantas tropicais. Me lembrava muito o Brasil. Foi a primeira vez que vim nessa cidade linda e tenho certeza que já morei numa vida passada lá, porque sintia uma familiaridade ótima quando andava nas ruas. E a arquitectura é de ficar de queixo caído. Casas lindas, com varandas maravilhosas em estilo colonial Francês.
Esqueça a dieta.
Talheres a posto, New Orleans se tornou um dos meus destinos favoritos para comida.
OMG acho que aumentei uns 5kg nessa viagem, mas tudo bem, para isso que existe a esteira. Comi muito, muita coisa boa e deliciosa e coisas estranhas também. A culinária de New Orleans tem influências créole, com uma mistura francesa. E como é uma cidade próxima a água, se come muito peixe, frutos do mar. Uma maravilha. Tinha uma prato maravilhoso que me lembrou muito o vatapá do Brasil, o Crawfish Étouffée, ou melhor, um manjar dos deuses. E tem uns bolinhos cobertos de açúcar refinado chamado beignets que são uma coisa. E um sanduíche chamado muffuletta que tem um sabor inacreditável. Fora que eles fazem um crawfish boil que é bem típico do lugar, onde eles cozinham milhares de lagostim num molho bem temperado, misturado com milho e batatas e jogam na mesa e você vai lá e se serve. Tanta coisa que tinha que fazer um post apenas sobre a comida de New Orleans. Mas não posso deixar de comentar que provei um sanduíche de carne de jacaré, que me lembrou carne de peito de frango (gosto de nada) e tomei umas colheradas de sopa de tartaruga.
Esqueça que não sabe dançar
E foi para isso que a gente inicialmente resolveu viajar pra New Orleans. Pra curtir o festival de Jazz e aproveitar todos os shows paralelos que acontecem na cidade. Durante o dia estávamos no festival, que é uma estrutura sem tamanho, com mais de 12 palcos com shows toda hora, e música de todo tipo: desde jazz, blues, folk, soul, funk, indie, pop, country, R&B. E a noite, a gente ia para as festas nos bares como o Tipitina’s, o Maple Leaf, entre outros, com bandas de jazz e blues ao vivo e shows acontecendo até amanhecer. Fora que em toda esquina tem uma banda tocando e pessoas dançando na rua por todo lado.
Esqueça a sua idade.
Acho que New Orleans é um destino para todas as idades. Vi muitos jovens no festival, mas também vi muitas famílias com os filhos pequenos e muitos casais mais velhos com cara de aposentado passeando pelas ruas ou curtindo um show de jazz num bar.
Não importa se você é um gourmet, um apaixonado por música, um farrista, uma pessoa obcecada por arte, ou um simples viajante, vai ter alguma coisa pra você nessa cidade incrível. Eu digo aos quatro cantos que New Orleans é um destino inesquecível e se você quer ter uma experiência especial, deve visitar essa cidade, de preferência durante o festival de Jazz
Se eu gostei? Demais.
Se eu recomendo? Ainda tem dúvidas?
Se eu voltarei? Sempre. <3
Comente pelo Facebook
12 Comentários
Bons comentários.
Oi!!
eu estou indo para o festival de jazz esse ano. vc comprou os ingressos antes ou deixou para comprar la??
lembra se tinha ingresso no dia???
ps. seu post foi bem inspirador! nao vejo a hora de chegar.
Oi Tica, Eu comprei o ingresso antes. Nao tenho certeza se tinha ingressos na hora. Acho que voce pode comprar o ingresso online e imprimir em casa. Beijos e divirta-se!
Blog lindo Manu, já faz um tempo que visito. Parabéns! =)
Morei 1 ano em NO. e amoooooooooo demais essa cidade! :} Lindaaaaaa pura alegria e cultura! 😀 que saudade!
Muito lindo o lugar e as fotos de New Orleans, tenho muita vontade de visitar os Estados Unidos também!!!
bjs
Amei o post! Vc tem facebook? Posso divulgar este post em um grupo de viagens que possuo no face?
Ola Patricia, tem o facebook do blog https://www.facebook.com/AmbienteVistoriado
Claro que pode divulgar no grupo de viagens,
beijos
Manu
Puxa! Que viagem maravilhosa. Lugar lindo. Comida boa, música boa, gente boa, casas com personalidade. Ah, e seu namorado é liiiinnnnnndo de viver (tô pra dizer isso faz é tempo…). Vocês dois formam um belíssimo casal. Felizes, de bem com a vida e em sintonia. Boa sorte sempre.
Adorei o post! New Orleans parece ser uma cidade maravilhosa.
Eu tenho um plano de visitar no futuro três lugares: Japão (Tóquio e cidades históricas), Nova Iorque, e Paris. Tenho pregado na parece imagens deles pra sempre lembrar o que quero. E com certeza Nova Orleans vai entrar pra essa lista.
Meu namorado é músico, e imagino a cara que ele vai fazer a todo momento no festival.
Você já viu o documentário Let Them Talk do Hugh Laurie? O jeito apaixonado com que ele fala sobre N.O. também é inspirador.
Oi Michelle,
New Orleans é uma cidade muito linda e cheia de cultura e música. Acho que vale muito a pena visitar. Super recomendo!
Ai nao conheço esse documentário, mas vou atras.
obrigada pela dica
beijos
Vou cobrar o post sobre o airbnb hein! rsrs bjin